Château de Vincennes

100_3213
Foto: Caroline Ribeiro

Localizado na cidade de Vincennes, ao leste de Paris, o castelo de Vincennes é um exemplo de “castelo-forte”, um tipo de habitação particular, construída em períodos de guerra para aliar a segurança de uma fortificação ao conforto da moradia real.

Instalado onde antes ficava um pavilhão de caça, no meio de uma floresta, esta fortificação começou a ser construída em 1337 a mando do rei Philippe VI para proteger a sua família durante a guerra dos Cem Anos. No entanto, as obras atravessaram duas gerações e só foram finalizadas no reinado de seu neto, Charles V, por volta de 1380.

ARQUITETURA
A estrutura fica protegida por uma muralha de 18 metros de altura com uma torre fortificada de seis andares, com mais de 50 metros de altura! O único acesso ao palácio é através de duas pontes levadiças, e a primeira delas atravessa um profundo fosso que originalmente tinha água (como nos filmes!).

Neste complexo, o rei se reunia com seu conselho e organizava grandes banquetes e recepções diplomáticas. Hoje, depois de passar por uma longa restauração, o espaço está vazio mas, na época de Charles V, as salas tinham uma suntuosa decoração de painéis de madeira e as paredes exibiam preciosas tapeçarias. Um cômodo guardava o tesouro real, com obras de arte em ouro e belos manuscritos. Ao todo, cerca de 3 mil pessoas viviam na fortificação, entre nobres, servos e militares.

A partir do reinado de Louis XIII, o lugar tornou-se uma prisão por onde passaram alguns personagens famosos como Marquês de Sade e Diderot. Ainda hoje é possível ver algumas inscrições nas paredes deixadas pelos prisioneiros.

Hoje o Château de Vincennes é classificado como patrimônio histórico e abriga arquivos das forças armadas francesas. Localizado próximo ao Bois de Vincennes – a maior área verde de Paris – e ao zoológico municipal, este monumento pode fazer parte de um passeio diferente, fora das grandes aglomerações turísticas.

COMO ACESSAR
Château de Vincennes. Avenue de Paris, 94300, Vincennes
Horários de funcionamento: 10h às 17h (de maio a setembro até 18h). Entrada: 8,50 euros
Metrô: Château de Vincennes (linha 1)
RER: Vincennes (linha A vermelha)

Caroline Ribeiro é brasileira, formada em cinema e atualmente cursa o terceiro ano de História da Arte e Arqueologia na Universidade Paris-Sorbonne. Ela organiza passeios culturais guiados por Paris junto com sua amiga, a também brasileira, Helena. Para saber mais sobre os passeios, clique aqui.