La Chandeleur

postado em: Atualidades, Doces | 0

IMG_9558

Hoje, 2 de fevereiro, aqui na França é o dia de La Chandeleur. Trata-se de uma celebração cristã para comemorar a apresentação do menino Jesus ao tempo de Jerusalém, quarenta dias após o seu nascimento.

Além disso, antigamente, era nesta época que se começava a semear o trigo e, se o inverno continuasse muito rigoroso, corria-se o risco de não ter trigo bom para o resto do ano. Então, a superstição era fazer crepe neste dia, para garantir a plantação (e os crepes) do ano inteiro.

Para cumprir o ritual, a pessoa que estiver fazendo a receita deve segurar uma moeda na mão esquerda e virar o crepe com a mão direita. Se não deixar cair significa que o trigo do ano está garantido! além da felicidade e do dinheiro de toda a família.

Enfim, a tradição cristã que incluía procissões com velas pelas ruas já não existe mais, mas a história toda do crepe ficou. Ou seja, só mais uma desculpa para comer, ehehe.

Nos Estados Unidos e no Canadá, hoje é o dia da Marmota. Um ritual que também está relacionado com o inverno. Se a bichinha sair da toca, vir sua sombra e voltar correndo pra dentro, é mau sinal. Significa que o frio vai perdurar por mais seis semanas. Caso contrário, o inverno será mais curto. Por aqui, rola o mesmo papo, mas ao invés da marmota escolheram um urso. E fizeram até um versinho…

Si le deuxième de février (se no 2 de fevereiro)
Le soleil apparaît entier (o sol aparecer por inteiro)
L’ours étonné de sa lumière (o urso assustado com a luz)
Se va mettre en sa tanière (vai se esconder em sua toca)
Et l’homme ménager prend soin (e o homem que se cuide)
De faire resserrer son foin (e vá buscar mais feno)
Car l’hiver tout ainsi que l’ours (porque o inverno, assim como a hibernação do urso)
Séjourne encore quarante jours (ainda vai durar quarenta dias)

Isso me preocupa um pouco, porque fez um solzinho por aqui, e eu estava feliz. Não sabia que o tal urso ia se assustar com a sombra e voltar pra toca. Putz!

Bom, mas chega de historinha né? Bora fazer um crepe pra esquentar a alma, já que o inverno, pelo jeito, não vai dar trégua tão cedo.

Para se inspirar, seguem aqui 3 receitas de crepe em vídeo que eu já dei no canal!

MASSA BÁSICA PARA CREPE DOCE – https://www.youtube.com/watch?v=M6C6MiNx6LM

CREPE DE CHOCOLATE + CREPE SALGADO COM QUEIJO DE CABRA E NOZES –  https://www.youtube.com/watch?v=wViZd3JzEb4

CREPE SUZETTE – https://www.youtube.com/watch?v=o9ZaAeT3TFc