Carbonade + passeio centro de Londres

Fui passar o Ano Novo em Londres e filmei tudo pra vocês! Veja o primeiro episódio de uma série de 3 vídeos na capital inglesa 🙂 Depois, mostro uma receita típica do norte da França feita com uma ótima cerveja britânica!

A carbonade é uma receita de origem belga por isso ela também é conhecida como carbonade flamande. Porém,  no extremo norte da França, na fronteira com a Bélgica, este prato já virou tradição e entrou para o hall de clássicos da região. Anote aí os ingredientes para você fazer em casa:

INGREDIENTES:
– 700g de carne bovina dura (tipo músculo, pescoço ou paleta)
– 5 cebolas médias
– 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
– 2 colheres (sopa) açúcar demerara ou 1 colher (sopa) açúcar mascavo
– 2 fatias de pain d’épices ou pão de mel
– 3 fatias de pão italiano
– mostarda de Dijon
– sal e pimenta-do-reino a gosto
– 1 litro de cerveja (dê preferência para as do tipo Ale)
– água se necessário

MODO DE PREPARO:
Leve ao fogo uma panela grande de pedra, de ferro ou de inox com o fundo duplo. Acrescente a manteiga ou margarina e deixe derreter. Coloque os cubos de carne para dourar, eles precisam estar em contato com o fundo da panela. Se não couber tudo de uma vez, vá dourando aos poucos, isso evita que a carne solte água e cozinhe por dentro ao invés de apenas selar por fora. Reserve os cubos de carne já selados em uma vasilha. Na mesma panela, adicione as cebolas cortadas em meia-lua. Refogue por alguns minutinhos e coloque o açúcar. Quando a cebola começar a murchar e o açúcar já estiver fazendo um caramelo, adicione os cubos de carne. Misture bem.

Passe uma boa quantidade de mostarda de Dijon em cada pedaço de pão e pain d’épices. Coloque-os sobre a carne, com a parte da mostarda virada para baixo. Cubra tudo com a cerveja.

Abaixe o fogo para o mínimo, tampe a panela e deixe cozinhando. O tempo vai variar entre 2 a 4 horas, de acordo com o tipo de carne que você usar. No meu caso, deixei cozinhando por 4 horas até que a carne estivesse macia o suficiente. Durante o cozimento verifique sempre a panela e mexa para que não grude no fundo. Caso o caldo comece a secar demais e a carne ainda não esteja macia, acrescente água (ou mais cerveja) aos pouquinhos para que a preparação não queime.

Sirva com arroz branco ou, como se faz aqui no norte da França, com batatas fritas!

IMG_0434pt