Citadelle + caramel au beurre salé

postado em: Doces, Especial Bretagne | 0

Neste último vídeo da série que gravei em Belle-Île, na Bretagne, mostro pra vocês a Citadelle de Vauban, o antigo forte que protegia a ilha. No final do passeio vou para cozinha para fazer a receita do caramel au beurre salé, um caramelo com manteiga salgada, também conhecido como salidou. 

Rendimento:  1 pote de 200 gramas

INGREDIENTES:
– 80g de açúcar cristal
– 40g de manteiga com sal
– 200ml de creme de leite fresco ou nata

MODO DE PREPARO:
Leve uma panelinha em fogo baixo com o açúcar até que ele derreta completamente. Eu recomendo usar o açúcar cristal porque ele demora ais para derreter e isso diminui o risco de queimar o caramelo. Adicione o creme de leite fresco. Para evitar que a mistura borbulhe demais você pode colocar o creme de leite quente, assim não haverá muita diferença de temperatura. Mexa muito bem com uma colher de pau até que todo o caramelo se dissolva.

No começo pode ser que o caramelo empedre, continue a mexer em fogo baixo que ele vai dissolver. Quando você obter uma calda lisa, sem pedrinhas de açúcar e de cor âmbar, retire do fogo e coloque a manteiga cortada em cubinhos. Mexa bem, até que a manteiga se dissolva completamente. Transfira a calda para um pote de vidro esterilizado e com tampa. Leve para a geladeira até que adquira uma consistência mais cremosa. Utilize em sobremesas ou para passar em torradas, pães e crepes!

IMG_6262