Cake salé para o piquenique

postado em: Salgados | 0

Não esqueci da promessa de postar a receita do gougères – o tal do pão de queijo francês – mas prefiro comprar os ingredientes e testá-la antes de escrever aqui… Enquanto isso, deixo uma dica muiiito fácil e boa que aprendi  com a minha sogra (de novo).

Trata-se de uma torta salgada – tb há versões doces – feita com uma massa base e o recheio de sua preferência. É um prato bem prático para comer na companhia de uma salada, servir em festinhas ou preparar para um pique-nique. Este fim de semana que passou, experimentei a versão presunto, emmenthal e azeitonas verdes, ficou ótimo!

O esquema é bem simples, mesmo quem não tem batedeira nem liquidificador pode fazer, basta misturar tudo na ordem certa.

Lá vai a receita…

<ingredientes>

– 3 ovos
– 150g de farinha
– 1 sachet de fermento químico (ou uma colher de sopa)
– 100 ml de óleo de girassol
– 125 ml de leite integral quente
– 150g de gruyère ralado
– 200g de presunto
– 75g de azeitonas verdes
– 1 pitada de sal
– 2 pitadas de pimenta-do-reino

<modo de preparo>
Pré-aqueça o forno a 180 graus. Corte as azeitonas e o presunto em pedaços pequenos. Em uma tigela misture bem os ovos, a farinha, o fermento, o sal e a pimenta.
Acrescente o óleo aos poucos e depois o leite quente. Junte com o queijo e mexa bem.
Incorpore o presunto e as azeitonas à massa. Coloque tudo em uma forma comprida, tipo pão de forma, e asse por 45 minutos.

Sirva quente ou frio e bom apetite!

Esta receita foi tirada de um livro que minha sogra tem que se chama Les cakes de Sophie. Nele há uma dezena de receitas doces e salgadas.