Bûche de Noël + passeio em Saint-Germain

Fui dar uma voltinha pelo bairro de Saint Germain, em Paris, para ver as vitrines das grandes confeitarias. Me inspirei e resolvi fazer uma receita de bûche de noël de sorvete!

INGREDIENTES:
(rendimento: 8 a 10 pessoas)

<para a bûche>
-1 pote de sorbet (sorvete a base água) de framboesa (ou outro sabor da sua preferência)
-1 pote de sorvete de chocolate meio amargo (ou outro sabor da sua preferência)
– 30 a 40 bolachas maria (ou maizena)
– 100g de manteiga
-xarope de açúcar
– rum
– 200g de framboesas frescas (ou a fruta que preferir)
– 50g de amêndoas
– açúcar de confeiteiro para decorar

<para a glaçage>
– 120ml de água
– 220g de açúcar
– 130ml de creme de leite
– 30g de cacao em pó
– 2 folhas de gelatina

MODO DE PREPARO:
Triture cerca de 25 bolachas até obter uma farofa. Adicione a manteiga em temperatura ambiente e misture tudo até que fique com a textura de areia molhada. Forre o fundo de um forma comprida (dessas de pão de forma) com a farofinha e pressione bem com as mãos. Se a sua forma não for de silicone, forre-a antes com papel manteiga para ajudar a desenformar depois. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus até que essa base comece a ficar dourada. Retire do forno e deixe esfriar.
Em uma vasilha, coloque o sorvete de framboesa amolecido e misture com algumas framboesas frescas. Reserve parte das framboesas para a decoração. Coloque as amêndoas em uma panela e leve para torrar em fogo médio. Quando começarem a ficar douradinhas, pode desligar. Em outra tigela, misture o sorvete de chocolate com as amêndoas. Reserve.

Prepare o xarope de açúcar. Coloque a mesma quantidade de água e açúcar (ex: 50ml de água e 50g de açúcar) em uma panela e leve ao fogo até que o açúcar dissolva completamente e a mistura fique transparente. Desligue o fogo. Adicione um pouco de rum e mexa bem. Deixe esfriar. Você pode usar algum licor que já tenha em casa para embeber as bolachas ao invés deste xarope.

Para a montagem da bûche, coloque uma camada de sorvete de framboesa sobre a base de bolachas. Embeba algumas bolachas inteiras no xarope de açúcar e rum e cubra toda esta camada de sorvete. Coloque por cima o sorvete de chocolate. Leve para o freezer até que fique completamente duro (pelo menos umas 4 horas).

Enquanto isso, prepare a glaçage. Leve ao fogo médio baixo uma panela com a água, o açúcar e o creme de leite. Acrescente o cacao em pó. Mexa bem e deixe ferver por uns 15 minutos, até que a calda reduza e fique mais espessa. Desligue e coloque as gelatinas (que precisam ser hidratadas antes em água gelada). Mexa bem para derreter a gelatina. Reserve.

Depois do tempo passado no freezer, desenforme a bûche. Para ajudar, passe uma faca molhada em água quente nas bordas e, se necessário, mergulhe a forma alguns segundos em uma vasilha com água quente.

Disponha a bûche em uma grelha acomodada sobre uma forma ou um prato. Regue com a glaçage de chocolate e leve de novo pro freezer até a hora de servir. Alguns minutos antes, retire do freezer,  coloque em um prato bonito, decore com framboesas e salpique açúcar de confeiteiro! Et voilà!

PS: A bûche que fiz no vídeo é um pouco menor. Esta quantidade de ingredientes é para uma forma tradicional, daquelas de pão de forma.

buche-petite