Especial de Fim de Ano: Bûche de Noël

postado em: Paris | 0

Para finalizar a minha ceia francesa, proponho um clássico natalino aqui na França, a bûche de Noël! Mas antes, levo vocês para patinarem no gelo comigo do alto da Torre Eiffel!

Rendimento: 8 porções

INGREDIENTES:
<para a génoise> Veja a receita completa da génoise aqui.
– 4 ovos
– 125g de açúcar
– 125g de farinha

<para o recheio>
– 200g de chocolate 60% de cacau (mais 75g caso você queira fazer as lascas para decorar)
– 200g de creme de leite fresco (pode ser nata ou creme de leite de lata)
– 250g de damasco seco
– 1 colher (chá) de rum
– 50g de pistache triturado sem sal
– açúcar de confeiteiro para decorar

MODO DE PREPARO:
Coloque os damascos para hidratar em água durante 30 minutos. Passado este tempo, leve-os ao processador ou liquidificador com duas colheres da água em que ficaram de molho mais o rum. Bata até obter a consistência de uma pasta e reserve.

Leve o creme de leite para esquentar em fogo médio. Em outra vasilha, coloque 200g de chocolate picado e despeje por cima o creme de leite quente. Coloque um prato para abafar, o calor do creme de leite deve derreter o chocolate. Depois de alguns minutos mexa bem até obter um creme liso e brilhante. Caso fiquem alguns pedacinhos de chocolate em derreter leve a mistura em banho-maria ou microondas por 30 segundos. Se você for fazer as lasquinhas para a decoração, leia a informação no fim do texto.*

Disponha a génoise em formato de retângulo (30cm x 40cm) por cima de um papel manteiga. Cubra toda a superfície com a pasta de damasco, deixando uma bordinha de cerca de 1 centímetro. Salpique pistache triturado por cima e cubra tudo com a ganache de chocolate. Enrole tudo, fazendo um rocambole, com bastante cuidado, pressionando bem. Envolva tudo com papel manteiga e leve para geladeira por no mínimo 1 hora ou até que o chocolate esteja duro.

Retire o rocambole da geladeira e do papel manteiga. Corte as pontas, usando uma faca de serra. Cubra a bûche com a ganache de chocolate. Para uma decoração mais simples, passe uma camada generosa de ganache e faça ranhuras com um garfo, para imitar os veios da madeira. Leve para a geladeira até endurecer. Na hora de servir, salpique açúcar de confeiteiro.

*Para fazer as lasquinhas de chocolate, reserve 150g da ganache feita no início da montagem e acrescente a ela 75g de chocolate derretido. Coloque em um potinho quadrado ou retangular e leve para o freezer por 20 minutos. Quando estiver duro, use um descascador de legumes para fazer lascas irregulares.

Mantenha a bûche na geladeira até a hora de servir e bon appétit!

IMG_6807