Brioche + passeio na Conciergerie

postado em: Doces, Panificação, Paris | 0

Vou levar vocês para um passeio pelo centro de Paris, entrando na Conciergerie (uma antiga prisão) e, de quebra, ensinar a fazer o brioche francês! 

Quem é que não lembra nas aulas de história da frase dita por Maria Antonieta na época da Revolução Francesa: “Eles não têm pão? Então que comam brioches!” Pois é, não é de se espantar que a rainha não era muito amada pelo povo e isso lhe custou a cabeça (literalmente). Neste vídeo, mostro pra vocês a prisão onde ela passou os últimos dias de sua vida antes de ir para a guilhotina. E, como nosso negócio é comida, na sequência mostro o passo a passo da receita do brioche francês!

Anote aí a receita
(rendimento: 12 pãezinhos individuais)

INGREDIENTES:
– 350g de farinha
– 8g de sal
– 45g de açúcar
– 21g de fermento de pão (pode ser fresco ou granulado)
– 4 ovos
-220g de manteiga
– 1 ovo para dourar

MODO DE PREPARO:
Coloque a farinha em um recipiente e abra um buraquinho no centro. Adicione os ovos. Ao redor, coloque fermento, açúcar e sal. Coloque o sal do lado oposto ao do fermento, para que eles não fiquem em contato direto. Mexa bem. Aqui você pode usar uma espátula ou, caso tenha uma batedeira com batedor para pães, melhor ainda!

Bata bem, por cerca de 10 minutos, até que a massa comece a ficar elástica. Adicione a manteiga em cubinhos e em temperatura ambiente. Incorpore à massa. Eu acho mais fácil fazer esse processo com as mãos. Cubra a massa com um pano de prato limpo e deixe descansando por 30 minutos.

Depois deste tempo, dê mais uma mexidinha, cubra com um plástico filme e leve para a geladeira por no mínimo 3 horas. Você pode inclusive deixar uma noite toda gelando.

Passado o tempo de geladeira, a massa deve estar firme e sem colar nas mãos. Aí você pode manipulá-la. Polvilhe um pouco de farinha em sua área de trabalho, faça um cilindro e corte em pequenos quadrados. Molde os pedaços em formato de bolinhas.  Vocês pode acomodar as bolinhas lado a lado em uma fôrma de pão de forma ou então assá-las separadamente em uma forma para muffins.

Deixe crescer mais 30 minutos antes de levar ao forno. Pincele com um ovo batido. Leve para assar em forno pré-aquecido por 15 minutos. Depois, abaixe a temperatura para 160 graus e asse por mais 15 minutos. Assim que sair do forno, retire os brioches da forma para evitar que transpirem. E é só degustar 🙂