Segunda Guerra + Receita de Bretzel

Neste segundo episódio da série especial em Berlim visito uma igreja bombardeada durante a guerra e a Topografia do Terror, antiga sede da Gestapo. Depois mostro a receita do Bretzel.

Rendimento: 8 pães 
(no vídeo eu fiz meia receita)

INGREDIENTES:
– 500g de farinha
– 2 colheres (sobremesa) de sal
– 30g de manteiga sem sal
– água
– 2 colheres (sopa) de açúcar
– 150ml de leite morno
– 1 sachê de fermento biológico desidratado
– 50g de bicarbonato de sódio

MODO DE PREPARO:
Dissolva o fermento e o açúcar no leite morno e deixe agir por alguns minutos. Em outra vasilha misture a farinha, metade do sal e a manteiga. Quando tudo estiver incorporado, adicione a mistura de fermento e leite. Mexa bem com as mãos (ou no gancho da batedeira) e vá adicionando água em temperatura ambiente até formar uma bola.
Sove a massa em uma superfície enfarinhada por cerca de 15 minutos, até que ela fique mais maleável e lisa. Deixe crescer por  1h30 ou até que ela dobre de volume.

Depois deste tempo, divida a massa em oito pedaços iguais e comece a abrir fazendo uma cobrinha bem longa. Modele os bretzels no formato indicado no vídeo.  Leve para uma assadeira untada com óleo ou coberta com papel manteiga e deixe descandar por mais 30 minutos.

Prepare uma panelinha com 500ml de água, o bicarbonato de sódio e a outra metade do sal. Espere levantar fervura e coloque os bretzels um a um. Conte 35 segundos e retire-os. Pincele um ovo batido e salpique sal grosso. Leve para assar em forno pré-aquecido a 200 graus até que fiquem com uma cor dourada escura. Bon appétit!

IMG_3813