Especial de Fim de Ano: Bouchée à la reine com camarões

Dando continuidade ao especial de Fim de Ano, fui dar uma olhadinha nas vitrines decoradas das lojas Galerie Lafayette e Printemps, em Paris. Na sequência, mostro a receita da Bouchée à la Reine com creme de concoillotte e camarões, minha sugestão de entrada para uma típica ceia francesa!

Rendimento: 6 cestinhas com 8,5 centímetros de diâmetro

INGREDIENTES:
– 1 cebola pequena picada
– 1 dente de alho picado
– 400ml de creme de leite fresco ou nata
– 250g de concoillotte (ou o requeijão da sua preferência)
– 1 colher (sopa) de extrato de tomate
– pimenta-do-reino
– 1 colher (chá) de páprica doce
– 350g de camarões
– 10ml de conhaque para flambar
– azeite
– 6 cestinhas de massa folhada (para ver a receita, clique aqui)

MODO DE PREPARO:
Leve uma panela em fogo médio com um fio de azeite e refogue a cebola picada até que fique transparente. Adicione o alho picado. Refogue por um minutinho e acrescente o creme de leite fresco. Para esta receita eu não recomendo o uso do creme de leite de caixinha ou lata porque como o molho terá que reduzir, ele poderá talhar. Acrescente também a concoillotte ou requeijão, o extrato de tomate, a pimenta-do-reino a gosto e a páprica doce. Mexa bem, abaixe o fogo e deixe reduzindo, com a panela destampada.

Enquanto isso, leve uma frigideira em fogo alto com um fio de azeite. Quando ela estiver bem quente, adicione os camarões já limpos e salteie por um minuto. Coloque o conhaque para flambar os camarões. Assim que a chama apagar, desligue o fogo e reserve.

Quando o molho estiver mais espesso, acrescente os camarões e desligue o fogo.

Para montar as bouchées, empurre o fundo de cada cestinha de massa folhada com uma colher, delicadamente. Recheie com um pouco de creme e camarões. Sirva com uma saladinha de folhas verdes e bon appétit!

Para ver o aperitivo que preparei para ceia de fim de ano, clique aqui. 

IMG_6658