Boeuf Bourguignon + passeio em Vézelay

Este é o primeiro vídeo de uma série gravada na Bourgogne, uma região francesa muito famosa pelos vinhos. A primeira cidadezinha visitada é Vézelay e a receita, o clássico Bœuf Bourguignon!

Ingredientes :
– 1,5kg de carne bovina dura, tipo músculo ou paleta
– 2 cenouras médias
– 1 cebola média
– cravos a gosto
– 250g de cogumelos-de-paris
– 150g de bacon
– 20 mini-cebolas
– 2 colheres (sopa) de manteiga
– 2 colheres (sopa) de açúcar
– 1 cebola perfurada com cravos
– 2 folhas de louro
– ½ maço de salsinha
– 1 garrafa de vinho tinto
– 1 colher (sopa) bem cheia de farinha
– azeite
– sal e pimenta-do-reino

Modo de preparo :
Um dia antes, marine os pedaços de carne com a cenoura em rodelas, a cebola com cravos, as folhas de louro e o vinho tinto, durante 12 horas.

No dia seguinte, leve uma panela grande ao fogo com um pouco de azeite. Sele a carne de todos dos lados, retire da panela e reserve. Frite os pedacinhos de bacon, coloque a cenoura e refogue tudo junto. Adicione a carne já salteada. Salpique com farinha e misture bem para que a farinhe dê uma cozinhada. Misture bem. Acrescente o vinho utilizado na marinada mais as folhas de louro. Tampe a panela e deixe cozinhando em fogo baixo por cerca de duas horas.

Enquanto isso, aqueça a manteiga em uma panela e adicione as mini-cebolas. Frite-as alguns minutos salpique-as com o açúcar e um pouco de água. Cozinhe até que as cebolas fiquem macias e carameladas.

Limpe os cogumelos. Corte-os em quatro e salteie em uma frigideira um pouco de manteiga. Tempere com sal, pimenta e um pouco de salsinha picada. Reserve.

Depois que a carne já estiver molinha, verifique o sal e a pimenta, corrija se necessário. Adicione as mini-cebolas carameladas e os cogumelos. Deixe cozinhar por mais uns 15 minutos e desligue o fogo.  Salpique com salsinha picada e sirva com batatas ou arroz!

IMG_3534