Receita da baguette e passeio pelo Panthéon

postado em: Panificação, Paris, Salgados | 0

No passeio de hoje vamos conhecer o Panthéon, um museu onde descansam os restos mortais de várias personalidades. E depois, inspirada pela obra de Victor Hugo, mostro pra vocês uma receita de baguette!

RENDIMENTO: 2 baguettes

INGREDIENTES:
– 500g de farinha de trigo (caso encontre a farinha especial para pão é ainda melhor)
– 350 a 400ml de água
– 10g de sal
– 10g de fermento biológico em sachê (ou 20g do fermento biológico fresco dissolvido em um pouquinho de água morna)​

MODO DE PREPARO:
Em uma tigela, misture bem a farinha e o sal. Em seguida, adicione o fermento e mexa bem (para quem utilizar o fermento fresco, dissolva-o antes em um pouco de água morna). Acrescente a água aos poucos e misture com uma colher de pau.

(Importante: Para que a receita dê certo, a temperatura do ambiente somada à temperatura da farinha (mesma do ambiente) e a da água deve ser igual ou próxima a 70 graus. Isso significa que em dias muito quentes a água deve ser gelada para compensar o calor e, em dias de frio, precisa estar morna. Faça sempre este cálculo antes de misturar os ingredientes.)

Retire a massa da tigela e coloque-a em uma superfície lisa, polvilhada de farinha.Sove por mais ou menos uns 10 minutos, até que fique homogênea e desgrude das mãos. Faça uma bola macia e sem fissuras.Deixe a massa descansar em uma tigela até que ela dobre de tamanho (isso pode levar de 30 minutos a 2 horas, dependendo da temperatura ambiente). Cubra a vasilha com um pano de prato para manter a humidade.

Depois do descanso, separe a massa em dois e faça uma bola menor com cada uma das partes. Pressione os dedos no meio da bola achatando-a e dobre-a ao meio, formando uma meia lua. Continue pressionando os dedos no centro da massa e vá dando o formato alongado da baguette (repita esse processo três vezes).

Disponha os pães em uma assadeira antiaderente (ou então unte sua assadeira com óleo ou manteiga) com a risca da dobra para baixo e leve mais uma vez para descansar. No vídeo, a massa foi divida em 4 para que as baguettes coubessem na fôrma.

Depois de mais ou menos uns 30 minutos de descanso, as baguettes já terão crescido e você pode fazer cortes diagonais com uma faca bem afiada ou uma lâmina em cada uma delas.

Leve para assar em forno pré-aquecido, a 240 graus, por aproximadamente 20 minutos (ou até dourar). Para evitar o ressecamento da massa, um truque é colocar um ramequin com água dentro do forno, além de nunca abrir a porta enquanto as baguetes estiverem assando. Para um melhor resultado, recomenda-se o uso de um forno elétrico.

IMG_0858pt