Baba ao Rum + passeio pela rua Montorgueil

postado em: Paris | 0

A Rue Montorgueil é uma das mais antigas de Paris e hoje abriga diversos restaurantes e cafés. É lá que fica a confeitaria Stohrer, fundada pelo criador da sobremesa Baba au Rhum, a receita que mostro no vídeo de hoje para vocês.


INGREDIENTES
Rendimentos: 14 unidades (com 6,5cm de diâmetro cada) ou 1 bolo grande (com 22,5 cm de diâmetro)

<para a massa>
– 125ml de leite morno
– 5g de fermento biológico seco
– 150g de farinha de trigo
– 1 colher (sopa) de açúcar
– 1/2 colher (café) de sal
– 2 ovos batidos
– 70g de manteiga sem sal derretida

<para a calda>
– 500ml de água
– 250g de açúcar
– 6 colheres (sopa) de rum

MODO DE PREPARO:
Em um potinho dissolva o fermento biológico no leite morno e reserve. Coloque em uma vasilha maior a farinha, o açúcar, o sal e os ovos batidos. Misture tudo com uma espátula. Acrescente então a mistura de leite e fermento. Quando estiver homogêneo, incorpore a manteiga derretida, que já deve estar morna. Quando a massa estiver lisa e uniforme, cubra a vasilha com um pano limpo e deixe crescer por cerca de 2 horas.

Depois de 2 horas, a massa deve ter duplicado de volume e ficado bem aerada. Mexa com uma espátula e despeje dentro da forma. Se a sua forma não for antiaderente, unte-a antes com manteiga e farinha. Leve para assar em forno pré-aquecido a 200 graus por aproximadamente 30 minutos. O tempo varia de forno para forno, faça o teste do palito para ter certeza que seu bolo está assado.

Enquanto isso, prepare a calda. Leve uma panelinha ao fogo com a água e o açúcar. Assim que o açúcar derreter desligue o fogo e adicione o rum. Transfira a calda ainda quente para um refratário onde você ira banhar os bolinhos assim que eles sairem do forno.

Sirva frio, com chantilly e decore com frutas confitadas ou raspas de cítricos.

Eu perdi a parte do vídeo em que mostro a textura do baba por dentro, me desculpem! Apesar de levar o fermento para pão (que dá um sabor mais intenso à massa), ele tem a textura mais parecida com a de um bolo mesmo. Fica bem aerado e super molhadinho com a calda. O gosto de rum é forte mas ele se equilibra bem com o doce do chantilly!

 

IMG_7150