Teurgoule, o arroz doce de forno

postado em: Doces, Inverno, Sobremesas | 0

Aprenda a fazer o teurgoule, um arroz doce de forno, típico da Normandie.

A Normandie, região ao noroeste da França, é historicamente conhecida por ter sido palco de um dos eventos mais importantes da Segunda Guerra Mundial: o dia D. Foi nas praias do Canal da Mancha que, em 6 de junho de 1944, os aliados da França entraram no país para libertá-lo do domínio alemão.

Porém, a Normandie também tem sua importância para a gastronomia do país. Conhecida pela qualidade do leite que produz, é pátria das melhores manteigas do mundo e do famoso queijo Camembert.

Por isso, neste mês em que celebramos os 70 anos do Dia D e que, ainda por cima, temos festa junina no Brasil, resolvi trazer uma receita típica “normande”, que leva bastante leite, e que tenho certeza que vai fazer sucesso em qualquer arraial.

O teurgoule, nada mais é do que um arroz doce de forno, mas eu garanto que o gosto é diferente da nossa receita tradicional aí do Brasil (e olha que quem está falando é alguém que não é muito chegada em arroz doce). A receita tradicional é feita em um recipiente de cerâmica, próprio para ir ao forno, e leva aproximadamente 5 horas para ficar pronta. Mas como hoje em dia ninguém tem tempo para um prato tão demorado, descolei uma versão que fica pronta em 1h15!

Então é isso! Espero que gostem do vídeo!

Ingredientes:
– 3 colheres (sopa) bem cheias de arroz arbóreo
– 50g de açúcar
– 600ml de leite
– 1 colher (café) de manteiga
– 1 colher (café) de canela

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes em um recipiente que vá ao forno. Leve ao forno (pré-aquecido a 230 graus) por 15 minutos, até que o leite ferva e comece a formar uma pele por cima do arroz. Nesta hora, diminua a temperatura para 140 graus e deixe por mais 1 hora. O resultado é um arroz cremoso por dentro e uma crostinha por cima. Sirva quente ou frio e bon appétit!

Untitled-1